Estudo de noh

Noh é o teatro tradicional japonês composto basicamente por utai – canto, shimai – bailado, hayashi – percussão e flauta. Em 1989 Toshi iniciou seus estudos de utai e shimai em Tokyo com o mestre Osamu Kobayakawa da Tessenkai Escola Kanze. Em 2008 Toshi Tanaka, Kenjiro Ikoma e Jun Ogasawara criaram o grupo Shoyoukai da Escola Kita, dando continuidade aos estudos de noh no Brasil. A cada semestre era introduzida uma nova peça referente a estação, realizando uma pequena apresentação.

Em 2012 os estudos foram ampliados, chegando no hayashi, shozoku – figurinos – e espaço cênico, realizando apresentações cada vez mais elaboradas. Foi criado o Imin Nô – Encontro de Nô no Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Nôgaku – ABN, Fundação Japão e Fomento à Dança através do projeto Kaze - Ventos.

Os estudos abrangem o movimento básico do noh através do do-ho, o utai, o shimai e o hayashi das peças escolhidas. Com relação ao shozoku – aprendeu a vestir a roupa composta por kimono, hakama e obi, dobrar e guardar cada peça, pesquisar figurinos e confeccionar o que for necessário, inclusive máscaras e perucas. Com relação ao espaço cênico foi criado o kagami ita para cada estação – painel de fundo – e foi confeccionado o omaku – cortina de entrada e saída dos personagens. Também realiza o material de divulgação – flyer e programa – de cada apresentação.

É possível ter mais informações 

www.facebook.com/Imin-Nô-400579580139467/

(11) 4704-3334

e-mail: 

Copyright © 2013 jardim dos ventos all rights reserved