
Seitai-ho é uma educação corporal de origem japonesa elaborada por Haruchika Noguchi na primeira metade do século xx, com o objetivo de sensibilizar os corpos para que sejam capazes, por si mesmos, de resgatar a força instintiva, ordenar seus corpos e viver plenamente o processo de crescimento natural.
Haruchika Noguchi
Zensei - Vida Integral
somente quem vive espontaneamente
pode dormir profundo
somente quem vive integralmente
pode morrer tranquilo
orientação de vida integral
fundador Haruchika Noguchi (1911 – 1976)
Seitai-ho

Haruchika Noguchi
existe uma ordem na beleza de uma flor
existe uma ordem perfeita ao pegar a neve na mão
quando existe uma ordem natural no corpo
a pessoa é saudável
Sei significa equilíbrio correto; tai – corpo e ho – técnica.
Seitai-ho é um caminho que busca viver integralmente a natureza do corpo, sustentado por um conjunto de técnicas – katsugen undo, yuki-ho, so-ho etc – que renovam a relação entre a sensibilidade e o movimento corporal a partir da percepção de ki que mantém a ordem natural.
Katsugen undo é a capacidade que o corpo tem de se auto-equilibrar através dos movimentos involuntários. Katsu significa atividade, gen – origem e undo – movimento. Com essa prática é possível perceber a origem do movimento e deixar que ele aconteça sem controle.




Yuki-ho é a técnica de tocar com as mãos e sentir a capacidade instintiva de relação entre os corpos; yu é alegria, prazer e ki – força fundamental de vida. Tanto o katsugen undo como o yuki-ho são capacidades inerentes ao homem. Através dessas práticas é possível sentir um acontecimento nos corpos que naturalmente os organizam.
Seitai so-ho é a orientação individual no processo de crescimento natural de cada corpo. A prática regular de so-ho auxilia no desenvolvimento pessoal.
Esse caminho inclui também o ki ai – uma prática de concentração do ki através do movimento com voz, o gyoki-ho – uma prática de circulação de ki, o taiheki – a teoria sobre os talentos e hábitos corporais e a educação subconsciente.
Dando continuidade ao trabalho de seu pai, o mestre Hiroyuki Noguchi, atual diretor do Instituto de Pesquisas de Educação Corporal em Tokyo, elaborou o do-ho – uma educação corporal fundamentada nos princípios de kata contidos na cultura japonesa. O resultado foi uma nova técnica corporal que possibilita compreender os princípios do corpo, os movimentos realizados no seitai-ho e nas diversas culturas.
Os desdobramentos do do-ho são: o datsuryoku do-ho – uma prática de fluxo do movimento e o fude do-ho – uma prática de do-ho com pincel. Para complementar o do-ho, ele criou o naikan-ho – uma técnica de percepção do corpo interno; nai significa interno e kan – ver, retornar ao próprio corpo e o ki in ho – ressonância de ki através da voz.
Para quem tem conhecimento na língua japonesa é possível acessar www.seitai.org/information.html e http://noguchi-haruchika.com/